livros moda

Livro: Christian Lacroix e o conto da Bela Adormecida

Oi meninas, tudo bem? Faz tempo que não rola um post de livros por aqui né? É que eu andava às voltas com as leituras relacionadas às temáticas de gênero (que também são interessantíssimas) por conta do trabalho de conclusão de curso. Mas agora tenho tempo de sobra pra ler essas futilidades da vida e até voltei a comprar revistas (oba!). O livro de hoje é a obra da escritora inglesa Camila Morton – Christian Lacroix e o conto da Bela Adormecida.

Dessa vez comprei o livro na Saraiva, e chegou super rapidinho. apareceu como sugestão pra mim no site, baseado nas buscas de livros que costumo fazer. A descrição desse livro que aparece lá no site é a seguinte: 

O celebrado estilista francês Christian Lacroix ganha uma biografia inspirada no conto de fadas da Bela Adormecida no convidativo texto da colunista de moda inglesa Camilla Morton. Artista que transformava mulheres em princesas por meio de seus vestidos de sonho, Lacroix participa da obra exibindo outros aspectos de seu imenso talento, desta vez como autor das ricas ilustrações do livro. O tom de fábula, aliado à interessantíssima trajetória do gênio da moda, encanta os leitores, fashionistas ou simplesmente curiosos, fazendo-os (re)viver fantasias e despertando aspirações.

Quando li a descrição, fiquei louca para que o livro chegasse em casa. E não demorou nada, em dois dias tava aqui! Quando chegou, a primeira coisa que amei quando peguei o livro em mãos foi essa capa translúcida (em papel vegetal) por cima da capa dura. Deixa o livro lindo, e foi uma surpresa, porque vendo a foto no site da Saraiva, parecia uma capa comum, lilás, com as letras em rosa.

Quando comecei a folhear, já fiquei doida para ler, porque as ilustrações, bem como a capa, são lindíssimas. A diagramação do livro é incrível, a escolha da cartela de cores, as ilustrações, todos os detalhes, é uma leitura que sem dúvida alimenta os olhos! Você não consegue ler somente o texto escrito, tem que ler também cada imagem, sempre muito rica em componentes visuais.

Mas apesar de tudo que foi dito até agora, a verdade é que… eu não gostei do livro. Não vou dizer que foi dinheiro jogado fora, porque o livro tem ilustrações incríveis feitas pelo próprio Lacroix que totalmente valem cada centavo. Mas não acredito que na descrição do livro devesse mencionar “biografia”, porque na verdade, a obra trata muito mais do conto da Bela Adormecida do que da própria trajetória do Lacroix. A autora ainda muda alguns elementos da vida do autor para caber no contexto fantasioso dos contos de fadas, de uma forma que deixa algumas informações imprecisas, subentendidas, sabe? Enfim, não gostei disso.
Á primeira vista, me encantei pela proposta da autora e logo quis comprar os outros livros da série: Dianne Von Fürstenberg e o conto da roupa nova do Imperador e Manolo Blahnik e o conto do elfo  sapateiro. Mas agora, não acredito, pelo menos com base no livro que li, que os livros sejam biografias aliadas à contos de fada, e sim, contos de fada onde a autora tenta de forma forçada incluir a historia desses grandes nomes da moda. Quem leu o livro e gostou, pode comentar aí gurias, mas de verdade, não fez minha cabeça. Até o próximo post!

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Fiquei super interessada nesse livro, amo livros que falam de moda de fomas diferentes!

    Beijo!
    http://www.oh-myfashionblog.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.