DIY moda

DIY: Saia de oncinha

Oi gentem! Então, essa aqui é uma nova categoria no blog, que espero conseguir manter fixa. Pretendo dividir com vocês aqui no blog algumas das minhas invenções, sejam roupas, acessórios ou fofuras para casa.Tenho que dizer pra vocês que hesitei muito em criá-la, porque sei que muita gente não tem máquina de costura em  casa, mas também sei que tem muita menina querendo aprender sobre e que se interessa pelo assunto, então, pensando nessas garotas como eu, decidi criar esse espaço aqui o blog. Mas prometo passar tutoriais que não usem a máquina também, rs. Assim todo mundo fica contente. O tutorial de hoje é uma sainha de oncinha, mas também pode ser floral, de renda, enfim. 

Você vai precisar de:
  • 50cm de um tecido de algodão à sua escolha (eu usei tricoline, mas pode ser viscose, crepe ou renda de algodão)
  • 1m elástico preto de 5cm
  • Linha, alfinetes, tesoura
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar

Primeiro, pegue o tecido, abra sobre a mesa com o avesso para cima e faça uma dobra de aproximadamente 1cm na borda mais larga. Vinque essa dobra a ferro.
Dobre novamente, a 3 cm da borda. Passe a ferro novamente para vincar a dobra feita. Essa é a bainha da sua saia.
Meça o tamanho da sua saia a partir da ponta da bainha. Você pode medir em você mesma ou usando o compimento de uma saia que você goste. Eu medi uma saia minha e o tamanho era 40 cm. 
Marque com um giz o tamanho de sua saia, no meu caso, os 40 cm. Você pode marcar várias vezes ao longo do tecido, pro risco ficar bem retinho. 
Corte a sobra do tecido, deixando 1cm a mais para a costura. 

 Dobre o tecido ao meio, no sentido da largura e com o avesso para fora, com a bainha para baixo.

A lateral da saia deve estar assim, com essa parte que vem com uma tirinha branca e uns fiapinhos (o nome dessa parte do tecido é ourela). Alinhe uma em cima da outra, bem certinho, porque é aí que vamos passar uma costura para fechar a saia.
Costure toda a lateral da saia até chegar na bainha. Quando chegar nessa parte, desdobre o tecido e continue costurando até o fim.

Refaça a dobra original da bainha. Passe uma costura rente à borda da dobra. O avesso deve ficar como a foto da esquerda e o direito como mostra a foto da direita. Eu usei linha branca, mas poderia ser preta ou de outra cor que combine com o tecido. Esse é um detalhe importante ao costurar bainhas.

Pegue o elástico e meça em um tamanho que fique bom na sua cintura e que ao esticar, passe tranquilo pelo seu bumbum. Se quiser, coloque um alfinete pra ver se o tamanho está ok, e vá testando até se sentir confortável. Não pode ser tão pequeno que aperte sua barriga nem tão largo que fique dançando na sua cintura. Corte do tamanho certo e dobre ao meio. Passe uma costura juntando as duas pontas.

Na outra borda da saia, dobre aproximadamente 1cm e passe a ferro para vincar. Costure o elástico por cima dessa dobra, conforme mostrado na foto. Ao costurar  o elástico você deve esticá-lo, para que quando você o solte, ele deixe a saia franzida. Isso pode ser bem chatino de fazer, treine num tecido antes.

Prontinho! Sua sainha está pronta, e dependendo da sua habilidade, você consegue fazer em 2 horas! Sem falar no custo-benefício, se colocar na ponta do lápis essa sainha sai por menos de 20 reais. Uma beleza né? Quem vai se arriscar? Beijos!

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Fora Da Gaiola
    10 de outubro de 2012 at 12:49 pm

    Adorei o layout do teu blog, que fofura!
    Sobre o DIY maravilhoso, sempre quis me arriscar e fazer minhas próprias peças, mas falta coragem e uma máquina! Não queres cobrar um precinho camarada e começar a fazer umas peças por encomenda? hehe A únicas coisas na qual me arrisco no DIY são artes em papel e os maxi colares.
    Parabéns pelo seu blog, está uma graça!
    Beijos, Brendha – Fora da Gaiola.

    Reply

  • Reply
    Oh-tamy!
    9 de outubro de 2012 at 7:46 am

    Faz mesmo e depois me mostra! Haha, a gente tem que achar um tempo pra conversar! <3

    Reply

  • Reply
    Oh-tamy!
    9 de outubro de 2012 at 7:44 am

    Min, procura no anchova!
    Pra quem tá começando é bom comprar uma usada, depois quando a gente pega o jeito compra uma novinha!

    Reply

  • Reply
    ray menezes
    9 de outubro de 2012 at 7:39 am

    TATAAAAAAAAAAAAAA *-*
    acho que vou tentar fazer uma saia dessas, achei linda!
    e fácil, né? vou ver se minha avó me ajuda *-* KALÇSKLÇAKSALSÇKAS
    saudades <3

    Reply

  • Reply
    Carolina
    9 de outubro de 2012 at 7:39 am

    adorei *-*

    Reply

  • Reply
    Yasmin Rosa
    9 de outubro de 2012 at 7:39 am

    aaaaah preciso de uma máquina 🙁
    se souberes de uma baratinha, mesmo que simples, me avisa ein Tamy! hahaha
    a saia ficou linda, muito simples de fazer :O
    vou adorar ver essa categoria aqui, adoro um DIY, ainda mais que tu é muito criativa né o/
    hehe

    beijão!

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.