Doe órgãos, doe vida

- Sem categoria

Jornal Agora, 3 de outubro de 2011: Brasil quer atingir a meta de 15 doadores de órgãos
pra cada 1 milhão de pessoas em 2015.

Realmente lamentável! Esse número já deveria ser muito maior. Imaginem: Hoje temos 190 milhões de habitantes na terrinha. Se, eu disse se alcançarmos essa meta, teremos quase 3 mil doadores de órgãos. Conseguem ver a desproporção? Lembrando que se pretende chegar a esse número, em 2015, porque por enquanto os doadores são menos do que isso. Acho uma vergonha que as pessoas ainda sejam contra a doação de órgãos. É de um profundo egoismo preferir ver os órgãos de seus entes queridos apodrecerem e virarem nada do que ajudar alguém que realmente precisa. E daí que muitas vezes você não conhece essas pessoas? Seu filho, pai, mãe, marido, esposa, pode continuar vivendo no corpo de outra pessoa. Já imaginou poder dar vida a alguém? Ninguém pode negar saúde ao outro, especialmente se o que você está negando não vai te fazer falta. 

As pessoas me consideram descrente, má cristã, radicalista. Mas, pensando logicamente: ou você salva a vida de alguém, ou você alimenta vermes. Sempre me incomodou a idéia de guardar o corpo de uma pessoa até que apodreça e seja consumido por outros organismos. Porque, hein? Já acho absurdo ainda existirem cemitérios em um tempo onde a gente não tem tempo nem de visitar a mãe da gente, que mora logo ali, ó.

Por isso pessoas, coloquem a mão na consciência, e conversem com seus parentes, pais, mães, filhos, amigos, ou o raio-que-for, mas avisem que querem ser doadores, que querem fazer a diferença, que querem ajudar o outro. Deus não disse para amarmos ao próximo como a nós mesmos? Então calcem o sapato do outro, se imaginem não só na dor do outro, mas na alegria de saber que existe esperança para aquele que você ama. 
Previous Story
Next Story

1 Comment

  • Reply
    Ministério da Saúde
    28 de outubro de 2011 at 1:41 pm

    Doar órgãos é um ato de amor. De solidariedade. Um ato que pode salvar muitas vidas. E, acredite: tem muita gente que não vive sem você.
    No último ano o número de doadores cresceu 14% em relação a 2009 e registramos no Brasil a maior taxa de doação de órgãos da história no país. Mas ainda tem muita gente que não se dispõe a doar.
    Se tornar doador de órgãos é simples: não precisa assinar nenhum documento, basta avisar a família. Com seus familiares cientes, fica tudo certo.
    Seja um Parceiro da Saúde: utilize o espaço do seu blog e divulgue informações. Entre em contato conosco pelo email comunicacao@saude.gov.br, conheça o Blog da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br – e saiba mais. Ou acesse: http://www.blogsaude.net/parceiro-digital-i-doacao-de-orgaos/
    Para acessar o material da campanha de doação de órgãos, clique: http://on.fb.me/oyKiYj
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/doeorgaos_MS
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Reply

  • Leave a Reply