Tutorial: sainha de carnaval

- by tamyB, moda
Carnaval ainda não acabou, e se você ainda não fez sua fantasia, ainda dá tempo! Olha esse tutorial (ainda estou aprendendo a fazer esses tutoriais pra vocês) das fantasias do nosso bloquinho:

ignorem a cozinha, era a unica foto que dava pra ver as roupas

Você vai precisar de:

  • cetim, algodão, chita, TNT ou outro tecido bem festivo
  • linha
  • máquina de costura
  • elástico
Pra começar, você deve medir a altura que vai ter sua saia: meça de onde você quer que comece até onde você quer que termine. A minha deu 32cm. Acrescente 3 cm na media total e multiplique por 2. Essa é a metragem de tecido necessária pra fazer a sainha. No meu caso, foram 70cm. (32+3=35, então 35×2=70)
Feita a conta, compre o tecido e estique sobre uma mesa. Trace uma linha na metade, como na imagem abaixo. Essa linha indica node você deve cortar o tecido.

Ahora você terá dois grande retângulos, como mostra a ilustração abaixo.Um deles será a frente e o outro, as costas.

Posicione os retangulos um bem em cima do outro, enconstando as partes do lado direito, e ficando com o lado avesso para fora e passe uma costura no lugar indicado. Não sei se o desenho explica bem, mas é mais ou menos assim:

 
Costure deixando um pouco de tecido de sobra. No meu caso, repare que eu já inha passado acabameto na máquina de overloque. Se você não tem máquina de overloque, pode passar no zigue-zaque que é só pra não desfiar.Costurei com linha preta pra ficar bem visível pra vocês.

Com frente e costas unidas, você deve ter percebido que cbem umas 11 de você dentro da saia. Por isso nós vamos franzí-la. Dobre um pedacinho da borda de cima e passe uma costura, por onde vamos introduzir o elático da cintura. 
Passe essa costura em toda extensão do tecido, deixndo somente um pequeno espaço aberto, do tamanho de um dedo, aproximadamente. 
Por esse tantinho que ficou sem costurar, vamos passar o elástico, que além de deixar a saia do tamanho da cntura, vai franzir o tecido pra saia ficar rodadinha. Pegue o elástico e espete uma das pontas em um alfinete de fralda, pra ficar mais fácil de manusear.
Agora passe o elástico por dentro do orifício, passando por todo o “tubo de tecido” até chegar ao mesmo orificio novamente. Vai demorar um pouco, mas o uso do alfinete ajuda muito.

Quando terminar de passar o elástico puxe ele pra fora e tire o alfinete. Você vai ficar com as duas pontas juntas: o começo e o final do elástico.

Vista a saia e veja o tamanho de elástico para a sua cintura. Vá regulando um tamanho que dê para vestir e que fique boa na sua cintura. Quando descobrir o tamanho certo, dê um nó nas pontinhas (na verdade mais de um nó) e corte as sobras.
Agora é só ajeitar as pontinhas pra dentro do passador e pronto! Sua saia está prontinha pra sair pela avenida!
Quem tem máquina de overloque, sugiro passar na borda de baixo, pra não desfiar, pra quem não tem, pode seguir a dica do zigue-zague ou então costurar uma fita, ou um galão bem colorido. E aí, gostaram?Espero que sim. Beijinhos!
Previous Story
Next Story

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Jéssica
    8 de março de 2011 at 1:05 am

    Nossa amei esse tutorial o mais diferente ever!
    Amei mesmo.
    Beijos
    http://horadamake.blogspot.com

    Reply

  • Leave a Reply